Como mudar o benefício do INSS para outro banco?
Se você quer mudar a agência na qual recebe seu benefício previdenciário, mas ainda deseja continuar recebendo pelo mesmo banco, basta ir à nova agência bancária e fazer a solicitação de troca de agências.
Mas, se o seu objetivo é mudar de banco, o procedimento é o mesmo: deve-se ir à agência do novo banco e solicitar a transferência.
Nos casos mencionados acima, é importante levar o seu cartão e um documento com foto. Você também pode precisar da senha da sua atual conta.
É muito importante destacar que apenas a transferência de poupança ou conta-corrente para cartão de benefício deve ser solicitada junto ao INSS.
Para facilitar sua compreensão, trago abaixo algumas situações em que é possível transferir o recebimento do benefício do INSS, veja:
a) transferir o benefício do INSS para outro banco. Exemplo: do Banco Mercantil para o Itaú (ou outros bancos conveniados);
b) transferir o recebimento da poupança ou conta-corrente para o cartão de benefício;
c) transferir o recebimento de cartão de benefício para poupança ou conta-corrente.
A nova conta precisa estar necessariamente no seu nome, sendo que a instituição bancária não poderá cobrar taxas de transferência para o novo banco, entretanto ela poderá cobrar a taxa mensal da conta.
Fique atento(a): ainda não é possível transferir o benefício do INSS para alguns bancos digitais que são considerados contas de pagamentos, exemplo: Banco Inter e Nubank.
É possível alterar a FORMA de pagamento do benefício pelo Meu INSS?
Desde 2020, o INSS passou a permitir a transferência pelo sistema “Meu INSS”, sem necessidade de ir fisicamente à agência do INSS.
Contudo, esse serviço é para quem recebe em poupança/conta-corrente e deseja alterar o recebimento para cartão magnético ou deseja alterar o local do pagamento por motivo de alteração de endereço.
Abaixo descrevo as etapas necessárias para transferir o benefício do INSS para outro banco, veja:
1- Acesse o aplicativo “Meu INSS” (Baixe através do Google Play ou App Store);
2-Faça login no sistema com o seu CPF e senha, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, clique em Novo requerimento;
3 – Na caixa de busca, digite a palavra “pagamento” e selecione Alterar Local ou Forma de Pagamento;
4- Anexe os dados da poupança ou conta-corrente em que deseja receber o benefício.
5- Clique em Avançar, leia as informações e conclua o seu pedido.
6- Pronto! Agora é só aguardar a alteração, você deve ser informado por e-mail, SMS (mensagem de texto no celular) e no próprio aplicativo do “Meu INSS” sobre a conclusão do pedido.
Após a alteração discriminada acima, via de regra, o seu benefício será depositado na mesma data em que você já recebia, contudo, no novo banco que você escolher.
Essas informações foram úteis para você? Não deixe de compartilhar com alguém que necessite de ajuda para transferir o benefício previdenciário.
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